Provavelmente todos sabem do que se trata. Afinal, nos últimos meses é algo que tem sido imposto a grande parte da população. No entanto, convém clarificar a expressão. Teletrabalho, o que significa? A definição de teletrabalho que se pode encontrar no Código do Trabalho define-se como “uma prestação laboral que é realizada com subordinação jurídica, praticada habitualmente fora do espaço da empresa e com recurso a ferramentas com suporte tecnológico e informativo.

Apesar de não ser uma modalidade nova, foi há relativamente pouco tempo que se tornou conhecida e experienciada pela maioria das pessoas. A crise do coronavírus levou ao confinamento de milhões de trabalhadores nas suas casas e fez com que muitas pessoas descobrissem o teletrabalho. Como quase tudo na vida, tem os seus prós e contras. Se perguntarmos se o teletrabalho veio para ficar, só o tempo poderá responder. Contudo, hoje queremos abordar as vantagens que ele apresenta para a sua empresa, para que consiga tirar o máximo proveito da situação.

  • Há lugar para uma maior agilidade na realização dos trabalhos que têm de ser executados;
  • A possibilidade de extensão e flexibilidade no que respeita aos horários de trabalho;
  • Libertação de espaço e recursos na empresa;
  • Custos relacionados com a atividade da empresa mais reduzidos;
  • Os trabalhadores demonstram na sua maioria um acréscimo de motivação, realização pessoal e um maior índice de satisfação;
  • Vantagem de poder captar talentos que se encontram no país de origem e em outros países do mundo.
  • Retenção de funcionários – a possibilidade de trabalhar remotamente foi positivamente associada a um maior compromisso com a empresa e uma vontade menor de rotatividade pelo trabalhador;
  • Maior produtividade do trabalhador – em virtude de menores níveis de stress, fruto da ausência de deslocações para o trabalho, políticas rígidas de escritório e de ruído, o trabalho torna-se mais produtivo;
  • Menos custos com imobiliário – uma empresa com vários trabalhadores em regime de trabalho remoto precisa de menos espaço. A poupança gerada pode ser alocada à contratação de recursos humanos mais qualificados ou investida em inovação;
  • Menos faltas, baixas e atrasos – os trabalhadores têm menor probabilidade de faltar ao trabalho ou de chegar atrasados. É igualmente maior a probabilidade de as mulheres continuarem a trabalhar até mais tarde na gestação, bem como regressarem mais rápido no pós-parto, ainda que com horário reduzido;
  • Contratação de talento – as empresas deixaram de estar limitadas geograficamente no que aos recursos humanos diz respeito, podendo contratar trabalhadores de outras geografias, evitando necessidade de deslocalizações.
  • Menos despesas com a manutenção do escritório – menos espaço implica menores custos com eletricidade, água e limpeza.

Porém, caso se verifique algum fluxo de movimento na sua empresa, é importante que mantenha ou reforce a limpeza comercial dos espaços. Empresas de limpeza comercial, como a Branquia, possuem planos de limpeza e desinfeção. No nosso caso, temos como objetivo o cumprimento das regras de limpeza e desinfeção, bem como a identificar de forma simples e rápida as tarefas a desempenhar em cada cliente, para a sua máxima satisfação.

O nosso plano de desinfeção e limpeza comercial é executado com recurso a um desinfetante de amplo espectro, permitindo aceder a áreas de difícil acesso.

Estes serviços podem ser feitos em espaços fechados, horários noturnos e em áreas parciais ou totais. Numa altura em que devemos contribuir ativamente para a saúde e segurança globais, é particularmente importante a existência de procedimentos que garantam uma desinfeção e limpeza eficaz de espaços com afluência de pessoas. Se procura um plano de limpeza e desinfeção adequado às necessidades do seu negócio, contacte hoje mesmo os nossos serviços.

 

FacebookLinkedIn

NEWSLETTER BRANQUIA

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, curiosidades, eventos, e muito muito mais.

Insira aqui o seu e-mail *