Depois de vários séculos a explorar e usufruir dos recursos naturais do planeta de forma desmedida e não planeada, o homem começa agora a parar para refletir sobre as consequências da sua ação sobre o planeta.
Esta reflexão sobre o impacto da ação humana no meio ambiente fez surgir novos conceitos, como é o caso do conceito de sustentabilidade, tão popular nos dias hoje. Muitas pessoas começaram a adaptar os seus comportamentos ao compromisso que é a sustentabilidade, adotando medidas mais amigas do ambiente, quer em casa, quer no trabalho.
A crescente preocupação com ambiente também acontece universo das empresas e empreendedores, que diariamente procuram soluções que possam incrementar o desenvolvimento económico das empresas em equilíbrio com o meio ambiente e as necessidades do planeta. A este “novo” comportamento das empresas damos o nome de sustentabilidade empresarial.
Mas o que define a sustentabilidade empresarial e qual é o seu impacto nas empresas e negócios?
Definimos como conceito de sustentabilidade empresarial o conjunto de práticas levadas a cabo pelas empresas para proteger o meio o ambiente e a sociedade em que estão inseridas. Para levar estar preocupação com ambiente ainda mais longe, a BOVESPA criou um índice (Índice de Sustentabilidade Empresaria) capaz de medir o grau de sustentabilidade das empresas cotadas em bolsa.
Apesar da sustentabilidade empresarial ainda não ser um conceito amplamente desenvolvido em todas empresas ou negócios, o progresso neste campo é muito significativo. Ainda há muitas empresas que associam o conceito da sustentabilidade empresarial a um simples aumento de custos. No entanto, com a pressão constante exercida pelos consumidores, que exigem uma mudança no paradigma faz com que cada vez mais empresas adotem o conceito.
A verdade é que cabe a cada pessoa, como consumidor ativo, elevar o nível de pressão e exigência sobre as empresas para que as mesmas adotem medidas mais sustentáveis.
As empresas que estão realmente interessadas em levar o conceito de sustentabilidade empresarial para dentro da organização, devem realizar práticas que permitam uma otimização maior dos recursos ambientais, não só no seu processo industrial ou produtivo, como através de pequenas mudanças nos próprios escritórios e na consciencialização dos seus colaboradores. Com um plano delineado, é possível ter um escritório mais amigo do ambiente e consequentemente uma empresa que alinha com o conceito da sustentabilidade empresarial.