A limpeza é uma necessidade primordial para qualquer unidade hoteleira. Os responsáveis das unidades devem garantir o cumprimento de todas as normas de limpeza. A falta de cuidado com a limpeza e a higienização dos espaços pode resultar em graves constrangimentos não só para imagem do hotel, como para a saúde de quem os visita.
Conheça os principais problemas que as unidades hoteleiras enfrentam no que diz respeito à limpeza e manutenção dos espaços e comece hoje mesmo a minimizar os riscos.
Responsáveis dos hotéis sabem que este é um problema bastante comum e muitas vezes difícil de resolver. Os insetos instalam-se em qualquer superfície, como carpetes, madeira, camas, toalhas. Por vezes chegam ao hotel na bagagem dos hóspedes. Por esse motivo, é importante identificar e desinfetar todas as áreas de risco (roupa de cama, toalhas, tapetes, cortinados, colchões, poltronas, etc.).
Infelizmente este ainda é um problema recorrente em muitas unidades hoteleiras. Certifique-se que a sua equipa de limpeza não permite que tal aconteça. Não há nada mais desagradável para um hóspede do que um hotel sujo e sem cuidados de manutenção.
Cabe ao hotel, a responsabilidade de providenciar a limpeza e conservação devida de todos os espaços comuns, tais como restaurantes, sauna, piscina, salas de reunião, casas de banho e ginásios.
O mobiliário e a decoração de um hotel são importantes na construção de uma imagem positiva sobre o mesmo. Tenha em consideração estado de conservação das cadeiras, mesas, sofás e poltronas do hotel. Sempre que necessário procure modernizar ou substituir algumas peças. Para além de proporcionar um melhor serviço aos seus clientes, esta preocupação pode evitar a contaminação e propagação de doenças.
A formação é fundamental em qualquer profissão ou para o desenvolvimento de qualquer trabalho. A limpeza não exceção. A falta de formação da equipa de limpeza de um hotel vai condicionar a qualidade do trabalho prestado. Se a equipa não teve a formação que devia, significa que há grandes probabilidades de ela não estar preparada para resolver determinadas situações. Certifique-se das qualificações e habilidade dos seus funcionários e sempre que necessário preste a formação devida.