Sabia que com o calor, inevitavelmente, as empresas sofrem uma quebra de produtividade? Pois é. E são dois os motivos: através dos colaboradores, que com as altas temperaturas se distraem mais, algo que, por sua vez, atrasa as tarefas em curso, sendo também comum assistir-se a uma redução da assiduidade e pontualidade nesta altura do ano.

Por outro lado, a atividade das empresas também assume um outro ritmo no verão, pois por norma, se a atividade da empresa não está relacionada com turismo, há um menor fluxo de encomendas, tarefas e contactos de clientes.

Por isso, nada melhor do que precaver-se para minimizar o efeito do calor no rendimento dos seus trabalhadores. Conheça algumas estratégias para implementar de seguida:

Mantenha uma temperatura confortável

De acordo com alguns estudos realizados, a temperatura ambiente ideal para trabalhar (e manter o pico da produtividade) é entre os 21ºC e os 23ºC. Aos 30ºC, a produtividade fica a 91,1% e, acima dos 35ºC, a quebra é de 20% no rendimento dos seus colaboradores.

Por isso, deve assegurar um ambiente fresco e confortável, onde exista sempre água à disposição.

Faça um planeamento de férias estratégico

Esta é a altura em que os seus colaboradores tiram a maior parte dos períodos de férias. Contudo, um mau planeamento pode implicar uma quebra substancial da produtividade, na medida em que a ausência simultânea de colaboradores que desempenham funções idênticas ou complementares pode mesmo parar determinada atividade. É essencial que tenha isso em conta quando for feita a marcação de férias.

Tente automatizar processos

No seguimento do que já foi dito, caso existam vários colaboradores de férias, podem existir comprometimentos de processos em relação aos prazos. A melhor forma de garantir tudo flui sem constrangimentos é configurar workflows com a sequência das ações previstas.

Assim, cada colaborador é avisado, automaticamente, do que deve fazer e em que prazo. Em caso de incumprimento (por férias, por exemplo), o sistema notifica um outro responsável, para o qual a tarefa vai ser delegada.

Não descure a limpeza da sua empresa

Já lhe mostramos anteriormente a importância da limpeza para a produtividade das empresas, na medida em que ambientes de trabalho limpos são cruciais para a eficiência, produtividade e moral dos colaboradores, sendo variáveis diretamente ligadas a níveis de higiene.

Logo, nas alturas de verão é extremamente importante que não descure este aspeto, pois mais do que nunca, os seus colaboradores vão precisar de um posto de trabalho limpo e organizado para se sentirem estimulados a realizar as suas tarefas.

Por isso, pense em contratar uma empresa de limpeza comercial ainda hoje.

A Branquia é uma empresa de limpeza comercial e pode ajudá-lo a tornar o seu negócio mais produtivo. Na Branquia sabemos que a qualidade é um fator de distinção e afirmação no setor das limpezas. Somos reconhecidos pelo grau de qualidade e satisfação, não só com os nossos clientes, mas também pelos nossos colaboradores.

Saiba mais sobre os serviços de limpeza da Branquia!

FacebookLinkedIn

NEWSLETTER BRANQUIA

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, curiosidades, eventos, e muito muito mais.

Insira aqui o seu e-mail *