Os principais objetivos das empresas passam por receitas e lucros e são os indicadores que medem o sucesso de uma organização.
No entanto, o mundo organizacional está cada vez mais atento a outros valores e a novas métricas que vão muito além dos números. Nomeadamente a sustentabilidade e a responsabilidade social.
Num mundo em que os recursos naturais se tornam escassos e em que se começam a quantificar os impactos negativos das alterações climáticas, apura-se a consciência dos empresários e gestores para o tema da sustentabilidade empresarial.
Uma empresa com um desenvolvimento sustentável é aquela “que responde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações responderem às suas próprias necessidades”.
E que indicadores medem a sustentabilidade da sua empresa?
A sustentabilidade económica refere-se ao crescimento económico sustentado de uma empresa, com respeito pelos recursos naturais, redução progressiva da pegada ambiental dos produtos (ciclo completo) e riqueza distribuída de forma equitativa.
Para a avaliação económica da empresa, são usados alguns destes indicadores:
A sustentabilidade ambiental refere-se à minimização de impactos ambientais negativos decorrentes da atividade empresarial tendo como objetivo último criar impactos positivos. Para tal, a sustentabilidade ambiental assenta numa abordagem do ciclo de vida do produto, internalizando boas-práticas a todos os níveis da estrutura interna da empresa.
Alguns dos indicadores usados para medir a sustentabilidade ambiental são:
A sustentabilidade social espelha a relação sustentável que a organização deve promover, não só internamente, mas também em benefício da sociedade e da comunidade local onde está inserida.
A sustentabilidade social implica que seja desenvolvida uma atividade empresarial ética e de valorização de recursos humanos, com a criação de salários justos e postos de trabalho dignos, não-discriminatórios e sustentáveis. Mas também que sejam desenvolvidos programas de apoio à sociedade, respondendo aos problemas sociais das comunidades locais.
Os indicadores usados para medir a sustentabilidade social são:
As empresas que adotam políticas de sustentabilidade social têm um envolvimento com a comunidade e adotam práticas éticas e transparentes no relacionamento com os seus parceiros, fornecedores e colaboradores.
As vantagens para as empresas são diversas. Os consumidores estão a tornar-se cada vez mais exigentes e tendem a valorizar as empresas que adotam políticas de sustentabilidade e de responsabilidade social.
Através dos principais indicadores citados, defina ações e estabeleça objetivos, automatize a maioria dos processos e observe a progressão ao longo do tempo. Com uma gestão eficaz e a adoção de uma politica de sustentabilidade sustentada, será fácil alcançar o êxito.
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