Rumo ao desconfinamento, vários espaços de acesso público reabriram as suas portas no passado mês de maio e junho. Pequenos comércios, barbeiros, cabeleireiros e óticas já reabriram. Os Centros Comerciais também seguiram o mesmo caminho.
Tendo isso em conta, a Associação Portuguesa de Centros Comerciais, lançou um guia sobre as regras e cuidados a ter em conta para a reabertura, no qual são delineadas as orientações para os utentes e funcionários deste tipo de espaços comerciais.
Hoje mostramos-lhe algumas dessas orientações, nomeadamente no que à limpeza diz respeito.
Lotação máxima no interior do Centro Comercial
Deverá a lotação do Centro Comercial ser ajustada a uma ocupação máxima de 5 visitantes por cada 100 m2 de área, excluem-se funcionários de lojas e equipas residentes do Centro Comercial.
Distanciamento social
Deverá ser salvaguardada a distância de 2 metros entre pessoas;
Tempo mínimo de permanência no interior do Centro Comercial
Informar os visitantes sobre a permanência pelo tempo estritamente necessário no interior do Centro Comercial;
Uso de máscara ou viseira
Obrigatoriedade do uso de máscara ou viseira no interior do Centro Comercial;
Aglomerados
Deverá, sempre que possível, proceder-se à desmobilização de aglomerados de pessoas que constituam grupos acima de 10 pessoas, exceto se fizerem parte da mesma família;
Princípios de etiqueta respiratópria e higienização das mãos
Devem ser observadas por todos os visitantes, colaboradores das lojas e pessoal das equipas internas, as recomendações da DGS no plano da etiqueta respiratória e higienização das mãos.
Recomendações para a manutenção dos sistemas de ar interior:
Protocolos de Limpeza
Recomenda-se que seja seguida a Orientação 014/2020 da Direção-Geral da Saúde, que respeita à limpeza e desinfeção de superfícies em estabelecimentos de atendimento ao público ou similares, nomeadamente:
Limpeza das áreas comuns – Antes da abertura e com frequência determinada no protocolo de limpeza, a limpeza e higienização de pavimentos e outros elementos, deverá focar-se com maior incidência nas zonas de maior tráfego de público, tais como:
Limpeza e desinfeção das superfícies de contacto – Zonas comuns, antes da abertura e com frequência de todas as superfícies de contacto, tais como:
Higiene pessoal
Colocação de dispensadores de desinfetante para mãos. Proceder à instalação e manutenção de dispensadores de desinfetante para mãos de base alcoólica para uso dos visitantes. Junto aos dispensadores deverão ser comunicadas as regras básicas de higienização das mãos. Recomenda-se o planeamento dos espaços de modo a que estes sejam colocados nos seguintes locais:
Planos de higienização das lojas
Deverão seguir todas as recomendações para a operação dos estabelecimentos de comércio a retalho;
Incremento de higienização das áreas de restauração
E estas são apenas algumas das recomendações que constam do documento de 17 páginas emitido pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais. Se pretende melhorar a experiência dos clientes que o visitam, é importante que as cumpra. Conte com uma empresa de limpeza comercial que saiba marcar a diferença, como a Branquia.
A limpeza de centros comerciais da Branquia pode ir da limpeza e desinfeção de sanitários, passando pela limpeza de vidros em altura até ao tratamento de pisos. Tratamos de tudo por si. Além disso, os nossos profissionais de limpeza cumprem todas as recomendações, nomeadamente:
Permite que os visitantes do seu espaço se sintam seguros, contacte hoje mesmo os serviços de limpeza de centros comerciais da Branquia.