Hoje mostramos-lhe algumas dessas orientações, nomeadamente no que à limpeza diz respeito.

Lotação máxima no interior do Centro Comercial

Deverá a lotação do Centro Comercial ser ajustada a uma ocupação máxima de 5 visitantes por cada 100 m2 de área, excluem-se funcionários de lojas e equipas residentes do Centro Comercial.

Distanciamento social

Deverá ser salvaguardada a distância de 2 metros entre pessoas;

Tempo mínimo de permanência no interior do Centro Comercial

Informar os visitantes sobre a permanência pelo tempo estritamente necessário no interior do Centro Comercial;

Uso de máscara ou viseira

Obrigatoriedade do uso de máscara ou viseira no interior do Centro Comercial;

Aglomerados

Deverá, sempre que possível, proceder-se à desmobilização de aglomerados de pessoas que constituam grupos acima de 10 pessoas, exceto se fizerem parte da mesma família;

Princípios de etiqueta respiratópria e higienização das mãos

Devem ser observadas por todos os visitantes, colaboradores das lojas e pessoal das equipas internas, as recomendações da DGS no plano da etiqueta respiratória e higienização das mãos.

Recomendações para a manutenção dos sistemas de ar interior:

  • Se possível insuflar sistema com 100% de ar novo;
  • Manter o sistema em funcionamento contínuo;
  • Proceder de 4-6 renovações totais de ar por hora (em conformidade com a regulamentação da Qualidade do Ar Interior);
  • Reduzir ao mínimo possível as operações de limpeza de condutas de ventilação e substituição de filtros
  • A ser absolutamente necessário, proceder à limpeza profunda com EPI reforçado;

Protocolos de Limpeza

Recomenda-se que seja seguida a Orientação 014/2020 da Direção-Geral da Saúde, que respeita à limpeza e desinfeção de superfícies em estabelecimentos de atendimento ao público ou similares, nomeadamente:

Limpeza das áreas comuns – Antes da abertura e com frequência determinada no protocolo de limpeza, a limpeza e higienização de pavimentos e outros elementos, deverá focar-se com maior incidência nas zonas de maior tráfego de público, tais como:

  • Acessos
  • Áreas de restauração
  • Átrios
  • Balcão de informações
  • Corredores de circulação
  • Elevadores
  • Escadas e Escadas Rolantes
  • Instalações sanitárias

Limpeza e desinfeção das superfícies de contacto – Zonas comuns, antes da abertura e com frequência de todas as superfícies de contacto, tais como:

  • ATM’s
  • Balcões
  • Botões de elevadores
  • Caixas de pagamento de parque
  • Corrimãos das escadas e escadas rolantes
  • Maçanetas
  • Máquinas de venda automática
  • Mesas
  • Varandins

Higiene pessoal

Colocação de dispensadores de desinfetante para mãos. Proceder à instalação e manutenção de dispensadores de desinfetante para mãos de base alcoólica para uso dos visitantes. Junto aos dispensadores deverão ser comunicadas as regras básicas de higienização das mãos. Recomenda-se o planeamento dos espaços de modo a que estes sejam colocados nos seguintes locais:

  • Entradas do Centro Comercial
  • Entradas das instalações sanitárias comuns
  • Interior das zonas de restauração
  • Ao longo das zonas de circulação

Planos de higienização das lojas

Deverão seguir todas as recomendações para a operação dos estabelecimentos de comércio a retalho;

Incremento de higienização das áreas de restauração

  • Aumento da frequência de desinfeção e limpeza de todo o mobiliário de restauração;
  • Aumento da frequência de recolha e limpeza de pratos e talheres para copa suja, em ciclo permanente nas horas de pico da restauração;
  • Definir frequências fora dos horários de pico;
  • Utilização preferencial de talheres e pratos descartáveis nas zonas de restauração;

E estas são apenas algumas das recomendações que constam do documento de 17 páginas emitido pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais. Se pretende melhorar a experiência dos clientes que o visitam, é importante que as cumpra. Conte com uma empresa de limpeza comercial que saiba marcar a diferença, como a Branquia.

limpeza de centros comerciais da Branquia pode ir da limpeza e desinfeção de sanitários, passando pela limpeza de vidros em altura até ao tratamento de pisos. Tratamos de tudo por si. Além disso, os nossos profissionais de limpeza cumprem todas as recomendações, nomeadamente:

  • Utilização de equipamento de proteção individual como máscara e/ou viseira, luvas e fato de proteção em casos específicos;
  • Estar a par das Orientações Gerais;
  • Dar atenção especial à desinfeção de superfícies de contacto;
  • Cumprir com rigorosamente as especificidades de limpeza, desinfeção e higienização definidas no Plano de Contingência do Centro Comercial;
  • Monitorização e substituição dos contentores de desinfetante para mãos;
  • Desinfeção das ferramentas de limpeza no final de cada ciclo de limpeza.

Permite que os visitantes do seu espaço se sintam seguros, contacte hoje mesmo os serviços de limpeza de centros comerciais da Branquia.

 

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