De acordo com a OMS, o stress laboral pode-se definir como uma “resposta física e emocional a um dano causado por um desequilíbrio entre as exigências percebidas e os recursos e capacidades percebidos de um individuo para fazer face a essas exigências”.
E apesar dos efeitos do stress variarem de uma pessoa para a outra, existem alguns fatores que impulsionam esta patologia, tais como:
Ou seja, se um trabalhador passar uma média de 8 horas diárias num ambiente laboral desfavorável, com um clima organizacional mau, a incidência de stress poderá aumentar exponencialmente.
Além disso, se existir uma elevada exigência em alcançar determinados objetivos, que muitas vezes são inatingíveis, uma pressão excessiva e falta de compreensão e flexibilidade, a probabilidade de, aos poucos, as pessoas começaram a sofrer de stress laboral é bastante grande.
Mas será o stress nas empresas um problema? Quais as consequências da existência desta patologia no trabalho?
Apesar de o stress no trabalho ser positivo quando se dá em baixa intensidade, permitindo aos profissionais manterem-se ativos e alerta, quando estes níveis se superam e se convertem em patologia, surgem as consequências negativas.
Portanto, o stress laboral não é um tema que se deva descurar. A sua prevenção e combate é fundamental e deve ser feito de forma proativa pelos gestores das empresas.
A Branquia pode ajudá-lo a diminuir os níveis de stress na sua empresa, mantendo os espaços de trabalho limpos e higienizados, de forma a aumentar a qualidade do ambiente e reduzindo fatores de risco ao stress.
Conheça os serviços de limpeza comercial Branquia e marque a diferença na limpeza da sua empresa. Peça agora para uma proposta grátis.