Segundo a Diretiva 89/656/CEE o Equipamento de Proteção Individual (EPI) é “qualquer equipamento destinado a ser usado ou detido pelo trabalhador para sua proteção contra um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a sua segurança ou saúde no trabalho, bem como qualquer complemento ou acessório destinado a esse objetivo”.
Nesse sentido, o uso de EPI por parte de funcionários de limpeza e manutenção é importante no sentido de os proteger dos sutis perigos aos quais estão expostos.
E embora muitas pessoas só associem o uso destes equipamentos à indústria, o uso de EPI deve ser feito sempre que existam riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
Assim, são vários os equipamentos de proteção recomendados para a execução da limpeza comercial, sendo que estes variam de acordo com a complexidade e o risco de cada tarefa. Os equipamentos mais simples são luvas de látex e de PVC, óculos de proteção simples, avental e botas impermeáveis.
Em alguns casos, torna-se também necessário o uso de máscaras para proteção contra vapores provenientes de solventes, protetores auriculares, macacões especiais e óculos de proteção especiais, do tipo que oferece ampla visão.
Quando a limpeza comercial está sujeita a riscos maiores, os EPIs podem incluir sapatos de biqueira de aço, por exemplo.
De forma a reduzir estes custos, e para que se possa focar na atividade principal da sua empresa, opte pela terceirização da limpeza comercial.
A Branquia tem como missão assegurar um serviço de elevada qualidade de limpeza comercial.
A Branquia possui e desenvolve um Plano de Prevenção de Riscos Laborais de forma a identificar, avaliar, controlar e eliminar possíveis acidentes de trabalho sendo, por isso, o parceiro ideal para colmatar as necessidades de limpeza, higienização e conservação da sua empresa.
Contacte a Branquia mais perto de si e peça uma proposta de orçamento ainda hoje!