Tem havido uma crescente preocupação com o meio ambiente que tem levado muitas empresas a procurar alternativas mais sustentáveis em todas as suas atividades, inclusive na limpeza. A limpeza ecológica é uma prática que utiliza produtos e técnicas que não prejudicam o meio ambiente, além de ser mais segura para a saúde dos funcionários.

Neste artigo, irão ser apresentadas 7 dicas de como manter uma limpeza ecológica na sua empresa.

 

  1. Limpeza Ecológica. Utilizar produtos de limpeza ecológicos

Os produtos de limpeza convencionais podem conter substâncias químicas nocivas para o meio ambiente e para a saúde dos funcionários. Opte por produtos de limpeza ecológicos, que são feitos com ingredientes naturais e biodegradáveis. Estes são tão eficazes quanto os produtos convencionais, mas sem prejudicarem o meio ambiente.

 

  1. Limpeza Ecológica. Utilizar água de maneira consciente

A água é um recurso natural precioso e escasso. Utilize-a de maneira consciente, evitando assim o desperdício. Uma maneira é utilizar baldes em vez de mangueiras para lavar o chão. Além disso, verifique se há fuga nas torneiras e conserte-as imediatamente.

 

  1. Limpeza Ecológica. Utilizar panos de limpeza reutilizáveis

Em vez de utilizar panos de limpeza descartáveis, que acumulam muito lixo, opte por panos de limpeza reutilizáveis. Estes são muito mais duradouros e podem ser lavados várias vezes, reduzindo assim a quantidade de resíduos criados pela limpeza.

 

  1. Limpeza Ecológica. Fazer a separação adequada do lixo

A separação adequada do lixo é fundamental para o processo de reciclagem. Coloque baldes de lixo identificadas em locais estratégicos, separando o lixo orgânico do reciclável. Incentive os colaboradores a fazerem a separação correta do lixo e contrate uma empresa de recolha seletiva para recolher os resíduos criados pela empresa.

 

  1. Limpeza Ecológica. Preferir aspiradores de pó ao invés de vassouras

As vassouras levantem muito pó, o que pode vir a causar alergias e problemas respiratórios. Opte por aspiradores de pó, que são mais eficazes na remoção de sujidade e partículas do ar.

 

  1. Limpeza Ecológica. Ter um plano de conservação de energia

Além da limpeza ecológica, a empresa poderá adotar outras práticas sustentáveis, como a conservação de energia elétrica. Tenha um plano de conservação de energia, desligando os aparelhos eletrónicos quando estes não estiverem em uso e utilize lâmpadas LED, que consomem menos energia.

 

  1. Limpeza Ecológica. Promover a consciencialização ambiental entre os funcionários

Por fim, promova a consciencialização ambiental entre os colaboradores. Realize formações e campanhas de consciencialização sobre a importância da sustentabilidade e de práticas mais ecológicas. Incentive os funcionários a adotarem essas práticas nas suas rotinas diárias.

 

A Limpeza Ecológica é uma prática necessária para preservar o meio ambiente e garantir a saúde dos funcionários. Ao utilizar produtos e técnicas mais sustentáveis, é possível realizar uma limpeza eficaz e ao mesmo tempo reduzir os impactos ambientais. Estas dicas apresentadas são simples de serem implementadas e podem trazer grandes benefícios para a sua empresa.

Se a sua empresa está à procura de um serviço completo em limpeza ecológica, a Branquia é a escolha certa. A Branquia é uma empresa especializada em serviços de limpeza comercial e utiliza produtos e técnicas que respeitam o meio ambiente e a saúde dos funcionários. Além disso, a Branquia oferece um atendimento personalizado e flexível, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Com a Branquia, a sua empresa poderá ter a tranquilidade de saber que estará a contribuir para um mundo mais sustentável, ao mesmo tempo em que garante um ambiente de trabalho limpo e saudável. Não perca mais tempo, entre em contacto com a Branquia e solicite um orçamento gratuito para a sua empresa.

FacebookLinkedIn

NEWSLETTER BRANQUIA

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, curiosidades, eventos, e muito muito mais.

Insira aqui o seu e-mail *