Um dos principais problemas que as instituições de cuidados infantis enfrentam é a concentração de micróbios e bactérias, responsáveis pela transmissão de doenças.
Existem alguns cuidados que as instituições podem adotar que ajudam a minimizar o risco de transmissão de doenças e podem melhorar o ambiente e a saúde das crianças. Confira a lista abaixo.
A higienização do local onde as crianças dormem é fundamental. Há pequenos cuidados que podem evitar a disseminação de micróbios e bactérias, evitando assim a transmissão de doenças:
É importante que o responsável pela muda de fralda tenha noções básicas de higiene e que sejam asseguradas as normas mínimas de segurança.
Quando está a tratar da higiene do bebé, como é o caso do banho, assegure que está a fazer as coisas de forma correta, caso contrário o resultado será completamente o oposto daquele que espera. Em vez de estar a trabalhar pela saúde da criança está a aumentar os riscos de ela ficar doente.
As crianças passam o dia a mexer e agarrar tudo o que lhes aparece pela frente. Por esse motivo é importante que se ensina as crianças a lavar as mãos, principalmente antes das refeições e depois de ir à casa de banho.