O sector da limpeza comercial é transversal a todas as atividades económicas, definindo-se sobretudo pelas tarefas executadas. Todos os locais de trabalho exigem limpeza comercial. Por isso, a indústria da limpeza é um sector em grande expansão, uma vez que se trata de um serviço cada vez mais solicitado.

Porém, esta é uma das profissões que mais riscos acarreta. Nos trabalhos de limpeza comercial, os fatores desencadeadores de situações potenciais de acidente incluem: a utilização de máquinas, transportadores ou veículos que na sua movimentação podem causar
lesões; piso geralmente é húmido e escorregadio durante a limpeza o que pode causar ferimentos consequência de uma queda ou escorregamento; utilização de produtos de limpeza derivados de substâncias químicas que podem causar irritação da pele, irritação ocular, bem como irritações das mucosas nasal e da garganta; esforço físico considerável – o trabalho é muitas vezes feito numa
postura não natural e requer movimentos repetitivos que possam causar dor.

Nesse sentido, torna-se premente a implementação de medidas no âmbito da segurança e saúde no trabalho (SST), o aumento da formação dos trabalhadores e a melhoria das competências dos quadros técnicos, sendo estas medidas consideradas fundamentais para o desenvolvimento e evolução do sector da limpeza comercial, tendo em conta que o seu principal recurso é a mão-de-obra.

Entender o cenário e as principais causas desses acidentes é importante para identificar que melhorias devem ser feitas. Fique por dentro das três principais:

1. EPI´S

Todas as empresas que prestam serviços na área de limpeza comercial têm que fornecer aos colaboradores os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados ao serviço executado.

Os equipamentos podem ser botas e calçados especiais para pisos industriais, óculos de proteção, luvas, vestimentas, cintos de segurança, protetores de ouvido entre outros. A ausência do uso de luvas pelo profissional de uma empresa de limpeza terceirizada que presta serviços para as indústrias alimentícias e farmacêuticas, pode gerar contaminação nos produtos e riscos à saúde do colaborador e à saúde pública.

Por isso, a ausência dos EPIs ou o uso inadequado é algo que deve ser levado muito a sério quando se pensa na prevenção dos acidentes de trabalho. Mapear os riscos de contaminação e acidentes, investir em formação para o uso adequado dos dispositivos e cuidar da conservação dos EPis são estratégias para melhorias.

2. Quedas em altura

Os trabalhos que envolvem altura merecem muita atenção e responsabilidade, já que as quedas em altura podem causar acidentes com alta gravidade.

No que se refere à limpeza industrial em fachadas de edificações, escadas ou ambientes com essas características, as inadequações do ambiente e a falta de sinalização das áreas de risco são alguns fatores que provocam os acidentes.

Por isso, é fundamental certificar-se de cuidados como:

  • Instalação de corrimão nas escadas;
  • Iluminação adequada nos ambientes;
  • Fornecimento de calçados apropriados para o colaborador;
  • Sinalização de áreas escorregadias/perigosas.

3. Condições mínimas de segurança

Na limpeza comercial, o profissional pode enfrentar diversos cenários. Espaços confinados, por exemplo, são ambientes que não foram projetados para a ocupação humana, no entanto, por vezes, necessitam de ser limpos.

Assim, torna-se necessário avaliar os riscos de cada intervenção, investir em formação contínua para a equipa, fornecer os equipamentos adequados para a situação e seguir as normas reguladoras para o setor.

Na Branquia, temos noção que o nosso maior investimento deve ser feito nas pessoas que trabalham connosco diariamente. Por isso, praticamos uma política de promoção da saúde e prevenção de riscos laborais e proporcionamos um ambiente saudável e seguro aos nosso profissionais.

Para tal, possuímos um Plano de Prevenção de Riscos Laborais de forma a identificar, avaliar, controlar e eliminar possíveis acidentes de trabalho.

Este plano assenta nos seguintes aspetos:

  • Formação inicial e contínua;
  • Planeamento e prevenção de riscos laborais;
  • Controlo do cumprimento das regras por parte dos colaboradores.

Tudo isto para proporcionar conforto e bem-estar aos nossos colaboradores e maior segurança às empresas que trabalham connosco. Sinta-se também você bem connosco. Conheça os nossos serviços de limpeza comercial!

FacebookLinkedIn

NEWSLETTER BRANQUIA

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, curiosidades, eventos, e muito muito mais.

Insira aqui o seu e-mail *