Já lhe explicamos aqui o que significa sustentabilidade empresarial. Mas agora a questão impõe-se: estarão as empresas preparadas para o desafio da sustentabilidade?

A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são, sem dúvida, um trend topic dos últimos tempos. Dos meios de comunicação social, ao debate do tema em conferências dos mais diversos setores, passando pela definição de objetivos de Responsabilidade Social Corporativa por parte das grandes empresas, até às metas definidas pelos governos e pelos acordos internacionais… as expressões “sustentabilidade”, “tecnologia green”, “consumo consciente” ou “economia circular” estão um pouco por todo o lado.

E, tanto os consumidores, como as marcas, estão cada vez mais conscientes das compras que fazem ou dos produtos que lançam para o mercado. Há claramente uma preocupação subjacente às escolhas que fazemos, enquanto consumidores, empresários ou colaboradores, e objetivos não financeiros que têm de ser alcançados por parte das empresas.

Mas será que a maioria das empresas sabe como escolher a melhor tecnologia para os seus escritórios? Aquela que conjuga eficiência, rapidez e produtividade com menor consumo energético e menor impacto ambiental?

As respostas a esta questão é positiva: a maioria dos decisores das empresas europeias estão cada vez mais alerta para escolhas que fazem. E a preocupação dos fabricantes em oferecer soluções sustentáveis é, também, cada vez maior, o que faz com que o leque de ofertas se tenha vindo a alargar, abrangendo atualmente diferentes tipos de equipamentos, para todo o tipo de necessidades: desde o consumo doméstico (com a oferta de várias impressoras, televisores, projetores ou eletrodomésticos que consomem menos energia, por exemplo) até aos grandes parques empresariais, passando pelas empresas de menor dimensão, que possuem necessidades muito específicas de projeção, impressão ou outro tipo de hardware.

Embora sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico possam parecer dois conceitos que entram em conflito entre si, a verdade é que a tecnologia se tem demonstrado uma grande aliada das empresas no que respeita à otimização de processos, ao aumento da produtividade e à diminuição do consumo energético e de recursos (como emissão de CO2 ou de outros gases poluentes). Mas é importante que os decisores, em cada empresa, disponham de ferramentas que lhes permitam perceber qual a melhor tecnologia a adotar, tendo em conta as necessidades.

Porque com a adoção de produtos e de tecnologias mais sustentáveis, as empresas podem conseguir, a longo prazo, garantir um menor impacto ambiental da sua atividade e uma concordância com as metas europeias e mundiais, cada vez mais exigentes e relevantes. A União Europeia, por exemplo, definiu como objetivo para 2020 uma redução de 20% nas emissões de CO2 e uma melhoria de 20% na eficiência energética, como forma de fazer face ao tema das alterações climáticas. Objetivos como estes, requerem necessariamente uma atuação por parte da comunidade empresarial, que inclua a definição de objetivos de desenvolvimento sustentável, dos quais a adoção de tecnologia green pode e deve ser parte integrante.

Atualmente, é evidente que o sucesso de um negócio já não se baseia apenas na sua capacidade de gerar lucros sem pensar nos impactos da sua atividade. A sustentabilidade é uma realidade a nível social, empresarial e governamental. E as estratégias empresariais não podem deixar mais de parte este fator. Por isso, comece hoje mesmo a investir na sustentabilidade da sua empresa.

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