O local de trabalho, tal como a nossa casa, é o reflexo da nossa personalidade e do nosso modo de vida. Como tal, é importante que este se mantenha limpo, pois isso irá ditar a forma como se apresenta perante clientes e colegas. Afinal de contas, não quer que pensem que coleciona canecas e copos, certo?

E isto é válido, independentemente da sua área de atuação. Além disso, a limpeza comercial é vital para a produtividade dos colaboradores. Logo, se mantiver a limpeza do seu local de trabalho em dia, é possível que consiga aumentar o seu rendimento naturalmente e atingir o sucesso que tanto almeja.

Mas como fazê-lo? Como manter a limpeza e a organização em dia do seu local de trabalho?

Fácil. Utilizando a ferramenta 5S.

Esta ferramenta surgiu no Japão, no ano de 1950, e foi desenvolvida por um professor que pretendia combater os desperdícios no país, que estava arrasado pela guerra.

A metodologia baseia-se em 5 palavras japonesas que começam com a letra S. São eles:

Seiri / Classificar

Seiton / Organizar

Seiso / Limpar

Seiketsu / Padronizar

Shitsuke / Manter

Assi, o 5S é um sistema usado para organizar espaços de trabalho, de forma a que este possa ser realizado de forma eficiente. Além disso, permite colocar tudo no lugar certo e manter a limpeza do local de trabalho em dia, otimizando a gestão do tempo no trabalho.

Perceba, de seguida, o que cada significa cada palavra:

Seirin / Classificar

O primeiro princípio do 5S é o Seirin. Ele envolve a ação de avaliar todas as ferramentas, móveis, equipamentos e objetos que existem na área de trabalho e determinar o que é realmente necessário e o que pode ser retirado.

Ou seja, visa uma melhoria do espaço de trabalho, dispensando itens desnecessários ou usados ​​com pouca frequência, na medida em que essas coisas podem mais atrapalhar do que ajudar.

Seiton / Organizar

Após o primeiro passo, é hora de organizar o espaço de trabalho. Para isso, deve criar estratégias de organização para perceber onde podem os objetos ficar e onde serão utilizados.

Durante esta fase, todos devem participar. Isto porque pode haver objetos partilhados por mais do que uma pessoa, logo é necessário pensar mas tarefas do dia a dia, com que frequência são realizadas e o que é necessário para finalizar cada uma delas.

Seiso / Limpar

Esta diretriz diz a limpeza dos espaços de trabalho deve ser feita diariamente.

Um espaço de trabalho limpo é um espaço mais produtivo. Logo, é importante que adote este hábito e foque-se na rotina de limpeza, algo que é essencial para manter a organização do seu ambiente de trabalho.

Seiketsu / Padronizar

O quarto S é o passo em que mantém os três primeiros S’s que vimos até aqui. Ou seja, deve criar um padrão para realizar as outras etapas.

Dessa forma, todas serão colocadas em prática. Não só por si, mas por toda a empresa.

Shitsuke / Manter

Apesar de ser um pouco difícil manter estas práticas a longo prazo por todos os elementos de uma instituição, para que a limpeza e organização dos locais de trabalho seja mantida, é fundamental que tudo seja trabalhado ao longo do tempo, contando sempre com uma equipa comprometida.

Lembre-se que mais produtividade, significa trabalhadores mais felizes. E empresas com trabalhadores mais felizes lucram mais!

Se precisa de ajuda para devolver a limpeza e a organização ao seu local de trabalho, conte com a nossa ajuda. A Branquia tem como missão assegurar um serviço de elevada qualidade de limpeza comercial.

Preservamos o conforto, o ambiente e a melhoria contínua da saúde e segurança no espaço de trabalho, sendo, por isso, o parceiro ideal para colmatar as necessidades de limpeza, higienização e conservação da sua empresa.

Contacte a Branquia mais perto de si e peça uma proposta de orçamento ainda hoje!

FacebookLinkedIn

NEWSLETTER BRANQUIA

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, curiosidades, eventos, e muito muito mais.

Insira aqui o seu e-mail *