Todas as empresas sonham com colaboradores produtivos e motivados, que não faltam e cumprem os objetivos da organização. Porém, esse cenário é muitas vezes posto em causa por um ou outro problema de saúde que surge e coloca em causa toda a estabilidade da empresa.

Nesse sentido, a saúde dos funcionários é um dos temas que mais preocupa os gestores das empresas. Para além de motivarem ausências, que, tal como já dissemos, podem causar prejuízos económicos para a organização, o gestor também se vê na posição de substituir estes funcionários, para que os serviços disponibilizados não sejam postos em causa.

E um dos principais motivos que levam a que isto aconteça é o stress. O stress nas empresas é, de facto, um problema, sendo responsável por desencadear diversos sintomas que podem gerar enfermidades mais sérias, como o Burnout, por exemplo.

Para evitar que cenários destes aconteçam na sua empresa, a prevenção é um dos caminhos que deve ser tomado.

E hoje vai ficar a conhecer algumas sugestões que visam inspirar hábitos saudáveis na sua empresa e promover a saúde dos seus funcionários. Descubra quais são:

Ginástica Laboral

As aulas de ginástica laboral promovem a prática de exercício físico e contribuem para evitar o absenteísmo dos funcionários, que se sentem mais motivados. Além disso, a ginástica laboral também promove o bem-estar no ambiente de trabalho, pois esses minutos de exercício relaxam o corpo e a mente, contribuindo para que os seus funcionários descontraiam.

Promova a alimentação saudável

Mesmo que a sua empresa seja pequena, esforce-se por criar uma copa para os funcionários. Dessa forma, todos poderão trazer de casas as refeições. A alimentação saudável pode ser promovida por si, através de alternativas saudáveis que pode colocar à disposição de toda a equipa, como chás, água, substituições ao açúcar refinado, fruta, etc.

Invista em ergonomia

A última dica visa o investimento e implementação de um programa de ergonomia. Desta forma, estará a promover hábitos saudáveis na empresa, estimulando simultaneamente os funcionários a adotar um estilo de vida mais saudável.

E pode começar por atitudes simples, como iluminação, mobiliário que permita uma postura adequada, mesas, bancadas e monitores que não causem distúrbios ortomusculares relacionados ao trabalho, lombalgias, tendinites e muitos outros problemas que podem surgir.

Estas são apenas algumas das atitudes que pode colocar em prática. Tente perceber aquilo que incomoda os seus colaboradores e pode ser um entrave à produtividade.

Lembre-se que é fundamental investir em saúde corporativa, na medida em que ambientes saudáveis, agradáveis e seguros, onde se prioriza ações de prevenção, são ambientes que contribuem para que cada pessoa encontre a sua motivação interna, mude os seus hábitos para atitudes mais saudáveis, zele pela sua segurança, bem como dos seus colegas e eleve a marca da empresa.

Para simplificar esta tarefa, recorra a uma empresa de limpeza comercial, para o ajudar a manter os espaços de trabalho limpos e higienizados, mantendo assim a qualidade do ambiente e reduzindo fatores de risco.

A Branquia é o parceiro ideal para colmatar as necessidades de limpeza, higienização e conservação da sua empresa. Contacte a Branquia mais perto de si e peça uma proposta de orçamento ainda hoje.

 

FacebookLinkedIn

NEWSLETTER BRANQUIA

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, curiosidades, eventos, e muito muito mais.

Insira aqui o seu e-mail *