Quem é gestor de uma empresa sabe que manter o local de trabalho limpo e higienizado traz muitas vantagens, além da conservação da saúde e bem-estar de sua equipa.
Logo, a limpeza é essencial em qualquer empresa de qualquer segmento, afinal de contas, todos merecem trabalhar em locais adequados e devidamente limpos, certo?
Além disso, em alguns estabelecimentos comerciais, a limpeza e higienização apropriada faz toda a diferença para conquistar e fidelizar a clientela.
Mas como é feita a limpeza comercial?
A limpeza comercial é feita, geralmente, em duas etapas, eliminando primeiro todos os resíduos e sujidade aparentes e, em seguida, procedendo à desinfeção do ambiente. A ordem deve ser mantida para que, ao final, todos os equipamentos estejam prontos para utilização, sem qualquer risco para quem o utiliza.
O processo demanda cuidados específicos para cada tipo de indústria, necessitando de profissionais capacitado para a limpeza comercial.
Seguindo esse princípio, a limpeza comercial tanto pode ser feita manualmente, utilizando equipamentos para isso, como através de energia térmica e química. Algumas indústrias precisam de uma limpeza comercial mais profunda, limpando os equipamentos sem desmontá-los, evitando a paralisação da produção.
A limpeza comercial deve envolver equipas de profissionais que conheçam a atividade sanitária, devendo ser aplicada tanto em indústrias quanto em empresas de serviços, sendo um trabalho profundo e mais intenso do que a limpeza doméstica, utilizando equipamentos especiais que variam de local para local.
Limpeza geral de pisos
Nos pisos mais lisos, que precisam ser esfregados pelo menos a cada dois dias, é necessário utilizar espremedores, baldes, esfregões e, obrigatoriamente, os avisos de segurança. Isso é geralmente feito em locais de circulação pública ou em cozinhas industriais, que devem ser mantidos dentro dos padrões de limpeza e higienização.
Limpeza de equipamentos
Máquinas e equipamentos que não podem parar, sob pena de existir uma quebra na produção. Por isso, a sua limpeza deve ser feita com um líquido especial, capaz de limpar as peças sem que o equipamento precise parar a sua produção.
Limpeza de janelas e balcões
A limpeza de locais e espaços estreitos, curvados e inclinados deve ser feita com equipamentos que possam alcançar todos os pontos, até os cantos mais difíceis, de forma a executar uma limpeza e higienização completa e eficaz, principalmente nos casos de locais de circulação de pessoas.
Separação dos resíduos
Os profissionais capacitados para executar a limpeza comercial devem ter formação para dar destino aos resíduos para os locais corretos. Lixos que tenham perigo de contaminação não podem ir juntamente com o lixo urbano, devendo ser incinerado em locais apropriados, da mesma forma que o lixo hospitalar. A limpeza comercial exige esse conhecimento para seguir a legislação pertinente relativamente ao meio ambiente.
Uso de equipamentos de proteção
Além de terem formação especifica, os profissionais de limpeza comercial são obrigados a usar equipamentos de proteção individual atendendo às determinações das normas regulamentadoras, tanto referentes à sua utilização, como ao trabalho em determinados ambientes confinados.
Se procura por uma empresa de limpeza profissional, deve fazer a sua escolha de acordo com alguns critérios. Deve ter em conta que, a empresa de limpeza comercial a contratar siga todas as regras da legislação, tenha alguma experiência no mercado e apresente um resultado dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de fiscalização.
A Branquia oferece um serviço completo de limpeza profissional dirigido às empresas, indústrias e infraestruturas. Conheça os serviços de limpeza comercial Branquia e marque a diferença na limpeza da sua empresa. Peça agora para uma proposta grátis.