A limpeza dos quartos do seu hotel pode ser o cartão de visita do seu negócio. Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença, fidelizando um cliente ou, por outro lado lado, criando uma imagem negativa, fazendo com ele não volte.
Tendo em conta que o setor hoteleiro passou por mudanças importantes nos últimos anos, com a chegada de novos modelos de hospedagem e quartos mais funcionais, sabemos que a disputa é grande. E não é só o preço que conta para o cliente tomar a decisão final. A qualidade do serviço e a limpeza do quarto influenciam, até porque são pontos que estão sempre em destaque nos sites de avaliação.
Mas como deixar a limpeza do quarto de hotel impecável?
Assim como a qualidade dos móveis e da internet, a limpeza ajuda a proporcionar uma experiência agradável para os hóspedes. É de extrema importância que os gestores e equipas de limpeza trabalhem de forma alinhada, em busca de um objetivo comum: atender a demanda dos clientes e criar um ambiente diferenciado.
É imprescindível conhecer toda a regulamentação sanitária, verificar se os produtos utilizados no processo estão de acordo com normas sanitárias vigentes e, claro, saber como manuseá-los.
Descubra, a seguir, 10 dicas para manter a limpeza dos quartos do seu hotel impecável!
1. Planeie como será feita a limpeza
Desenvolva um plano de limpeza para cada parte do hotel. Determine, por exemplo, se as roupas de cama devem ser retiradas antes de começar a limpar todo o quarto e quais outros passos devem ser seguidos para otimizar o processo, ganhar tempo e garantir eficiência.
A equipa de limpeza deve participar desse planeamento.
2. Crie um ambiente acolhedor para os hóspedes
Ao planear a limpeza, lembre-se que o hóspede precisa sentir-se em casa. Opte pela limpeza ecológica e utilize produtos que causem o menor risco possível à saúde e procure cheiros que criem uma sensação de acolhimento.
O cliente pode estar hospedado por diferentes razões, por isso, deve se sentir acolhido e estar num quarto de hotel com patamares elevados de limpeza e conforto.
3. Comece a limpeza pelo fundo
O procedimento geral de limpeza de um quarto de hotel deve começar sempre pelo fundo e terminar na porta. Assim, evita que o pó vá para lugares que já foram limpos e evita trabalho. Lembre-se sempre que o ideal é criar um tempo máximo para a limpeza de cada quarto, por isso, trabalho dobrado deve ser mitigado ao máximo.
4. Seja cuidadoso com a roupa de cama
Lençóis e fronhas devem ser lavados e substituídos diariamente. Itens mais pesados como edredons e cobertores podem ser lavados de forma mais espaçadas, mas crie um padrão de limpeza para manter a higiene e conforto.
Durante a limpeza procure usar protetores nos colchões e almofadas, para que eles não sejam danificados e durem mais tempos. Eles também devem ser limpos e apanhar sol de tempos em tempos.
5. Casa de banho deve receber ainda mais atenção
A limpeza da casa de banho deve ser executada com total cuidado e muita atenção. Use vários panos para evitar contaminação. Jamais utilize o pano da sanita no lavatório, por exemplo. Faça a troca das cortinas de forma regular e mantenha as paredes do chuveiro limpas com desinfetante.
Substitua diariamente sacos de lixo, papel higiénico, toalhas, shampoos, toucas de banho e todos os itens de higiene pessoal.
6. Atente-se para os detalhes
Se na nossa própria casa alguns detalhes passam desapercebidos, imagine num local grande como um hotel? Mas isso não pode acontecer, afinal, é a imagem do hotel que está em jogo.
Oriente os profissionais de limpeza a não esquecerem as TVs, espelhos, abajures e lâmpadas, que devem ser desligadas antes de serem limpas. Lâmpadas limpas contribuem para um ambiente mais claro e iluminado.
Carpetes também devem receber atenção. Retire as manchas, aspire e limpe com produtos específicos para esse tipo de material. A limpeza profissional de carpetes efetuada por uma empresa de limpeza comercial também é um bom caminho para manter o quarto de hotel sempre limpo. Essa solução elimina toda a sujidade da carpete, inclusive com recuperação do material, se ele estiver danificado, deixando-o como novo.
7. Limpe toda a mobília do quarto de hotel
A preocupação deve ir além do chão e superfícies mais rígidas, como madeiras. Sofás e estofados precisam ser aspirados, removendo pó, restos de sujidade e demais detritos.
8. Abra as janelas
Enquanto a limpeza estiver a ser realizada, recomenda-se que as janelas sejam abertas. Isso impede que o cheiro dos produtos químicos fique muito concentrado no ambiente e permite que o quarto seja ventilado e receba um pouco de luz do sol todos os dias.
9. Não deixe vestígios de limpeza
O seu hóspede precisa de um quarto de hotel extremamente limpo, mas ele não precisa saber como a limpeza é feita. Portando, nada de deixar rastos!
Ao finalizar o processo, verifique se todos os produtos e material (como panos e vassouras) foram retirados do quarto. Isso é muito importante para a imagem positiva da sua marca.
10. Evite atrapalhar os hóspedes
A limpeza é um processo fundamental no cuidado com o seu hotel, mas o tratamento dispensado aos clientes sempre deve vir em primeiro lugar. Assim, o processo não pode atrapalhar a vivência e acesso dos hóspedes às diferentes áreas da hotelaria.
Se ele estiver a passar por um dos locais que estão a ser limpos, interrompa o processo, cumprimente-o e espere ele passar antes de retomar as atividades.
A lavagem de roupas e limpeza de ambientes de convivência podem ser feitas durante a noite. Dessa forma, o seu hóspede não é incomodado e, ao acordar, vai deparar-se com um hotel limpinho.
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