A sustentabilidade empresarial é o nome que se dá ao conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente. E, atualmente, a sustentabilidade empresarial já não é só uma questão de responsabilidade ambiental e social.
Além de ter grande um grande impacto em termos ambientais e sociais, como é óbvio, a sustentabilidade empresarial ajuda as empresas a se posicionarem-se positivamente perante os seus consumidores e toda a comunidade em geral, sendo inclusive um fator que cada vez mais é percebido como diferencial competitivo para as organizações. Ou seja, são ações em que todos os envolvidos ganham.
E é importante entender o modo como a sustentabilidade deve ser adotada e executada. Pois, tal como o próprio nome diz, a sustentabilidade deve permitir que o negócio se consiga sustentar e sobreviver, mesmo escolhendo atuar de maneira sustentável.
Existem algumas medidas que visam dar os primeiros passos nesta mudança, mas uma das ações que lhe vamos falar hoje está relacionada com a assinatura eletrónica.
Mas o que é isto da assinatura eletrónica?
Hoje em dia, preencher documentos à mão já não faz muito sentido num mundo em que, tanto as relações pessoais, como as profissionais, acontecem, muitas vezes, digitalmente. Por isso, hoje é possível contar com a assinatura eletrónica.
Com ela, é possível assegurar a identidade de uma pessoa que criou ou teve acesso a determinado documento.
Para garantir a integridade e a autenticidade dos documentos assinados eletronicamente, são utilizados recursos tecnológicos de ponta inseridos num software. Com o Digital Transaction Management (DTM), por exemplo, é possível autenticar uma assinatura eletrónica de diferentes formas.
A diferença da assinatura digital é que esta implica um processo um pouco mais burocrático pois exige o uso de um certificado digital que, por sua vez, precisa ser homologado por uma instituição oficial. Por outro lado, a assinatura eletrónica é muito mais prática e se usar uma boa plataforma, pode escolher usar o recurso digital e analógico e ganha ainda mais segurança já que, independentemente do tipo de assinatura escolhida, os documentos são criptografados.
E quais o seu impacto em termos de sustentabilidade?
Com a assinatura eletrónica, a sua empresa passa a trabalhar com documentos digitalizados, evitando a destruição de árvores e do ecossistema. E este respeito pela preservação ambiental, tal como já foi dito, é algo extremamente relevante numa era em que grande parte dos consumidores afirmam preferir empresas que impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente.
Por outro lado, a redução de papel representa uma diminuição de custos, pois o uso da assinatura eletrónica é capaz de reduzir drasticamente as despesas com materiais de escritório. A razão por trás disso é que o uso desta tecnologia serve de base para a completa digitalização da empresa, eliminando a necessidade de papéis, impressoras, toners e tudo o que está relacionado com a impressão e o armazenamento de cópias físicas.
A mobilidade, aumento da produtividade e facilidade de processos são outras das vantagens deste recurso. Se todas as suas tramitações documentais são feitas pela web, mediante assinatura eletrónica, todos os seus arquivos são centralizados na nuvem.
A assinatura eletrónica traz consigo um aumento exponencial para a produtividade, podendo elevar o seu negócio ao patamar da excelência, por isso, porque não começar já a adotar esta medida sustentável?
A Branquia é uma empresa de limpeza comercial e pode ajudá-lo a tornar o seu negócio mais sustentável. Na Branquia preocupamo-nos em executar uma limpeza ecológica livre de agentes químicos nocivos. Os produtos de higiene e limpeza biodegradáveis usados pela Branquia, possibilitam uma limpeza amiga do ambiente.
Saiba mais sobre a limpeza ecológica da Branquia!