As doenças relacionadas com o trabalho atingem um grande número de pessoas, sendo uma das principais causas de absenteísmo, o afastamento do trabalho.

Esses problemas de origem ocupacional correspondem a um conjunto de diferentes doenças, que têm como fatores desencadeantes as atividades que um funcionário desempenha na sua rotina funcional e, também, as condições do ambiente de trabalho.

Dores lombares, lesões por movimentos repetitivos, stresse e depressão são alguns dos exemplos de doenças com possível relação ao trabalho e que estão cada vez mais perceptíveis nas organizações.

Mas como evitar o absenteísmo?

O desenvolvimento de doenças ocupacionais não é prejudicial somente ao trabalhador, mas também para a sua família, bem como para a empresa. No momento em que um empregado encontra-se debilitado, há queda significativa no nível de produtividade. Além disso, nem sempre é fácil de encontrar um novo funcionário capacitado para o cargo, para fazer a substituição durante o período em que o titular do cargo se encontra afastado do trabalho.

Por esse motivo, é extremamente importante que as organizações reconheçam que devem ser feitas ações de prevenção, tais como programas de incentivo ao bem-estar e à promoção da saúde dos seus funcionários.

Conheça algumas medidas que pode tomar na sua empresa:

  • Oferecer melhores ambientes e condições de trabalho. A limpeza e conservação dos espaços trabalhos é fundamental para o bem estar dos seus colaboradores.
  • Investir num espaço físico adequado, ergonomia física correta (mobiliários e equipamentos), conforto acústico e térmico, iluminação adequada, horários de expedientes bem planeados, bom relacionamento interpessoal e um ambiente corporativo saudável, é fundamental para evitar o surgimento de doenças ocupacionais.
  • Consciencializar e educar os funcionários para hábitos saudáveis.
  • A comunicação interna é essencial, e quando a alta gestão contribui e incentiva com estas ações, o sucesso é garantido. A motivação deve ocorrer para a mudança de hábitos simples, tais como permanecer alguns minutos fora da posição convencional (sentado/em pé), alongar, respirar conscientemente, usar equipamentos de proteção corretamente, entre outros.
  • Promover ações de saúde ocupacional.
  • Realizar periodicamente exames médicos nos funcionários.Assim, é possível acompanhar de perto a sua saúde e desenvolver ações de prevenção.

A redução do absenteísmo está intrinsecamente ligada a um bom relacionamento entre trabalhadores e empregadores. Ambientes saudáveis, agradáveis e seguros, onde se prioriza ações de prevenção e estimulam os colaboradores de forma positiva, contribuindo para que cada pessoa encontre a sua motivação interna, mude os seus hábitos para atitudes mais saudáveis, zele pela sua segurança, bem como dos seus colegas e eleve a marca da empresa.

Para simplificar a tarefa, recorra a uma empresa de limpeza comercial, para o ajudar a manter os espaços de trabalho limpos e higienizados, matendo assim a qualidade do ambiente e reduzindo fatores de risco.

A Branquia é o parceiro ideal para colmatar as necessidades de limpeza, higienização e conservação da sua empresa. Contacte a Branquia mais perto de si e peça uma proposta de orçamento ainda hoje.

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