Certamente que tem bem presente a importância da limpeza e da higienização das instalações hospitalares. Todos os locais que trabalham com saúde são obrigados a manter os seus ambientes limpos e higienizados, bem como a cumprir determinados padrões de qualidade e segurança.
As instalações de saúde, tais como hospitais, clínicas e centros de saúde estão entre as instalações de maior risco no que diz respeito aos níveis de contaminação e segurança, daí serem também as mais exigentes nos níveis de higienização e limpeza.
Concordamos que uma limpeza e higienização correta são fulcrais neste tipo de instalação, uma vez que evitam a disseminação de doenças e epidemias. No entanto, existem outros fatores a ter em conta na limpeza hospitalar, como a eliminação de resíduos e os produtos a utilizar.
A eliminação incorreta dos resíduos hospitalares pode resultar em graves problemas de saúde publica, uma vez que favorece a proliferação de insetos e roedores. Por esse motivo e importante encaminhar os resíduos hospitalares para locais especializados em lixo contaminado, bem como sensibilizar os profissionais para a sua importância.
Na limpeza hospitalar, os produtos são uma ferramenta importante para garantir segurança e a qualidade da limpeza. Eles fazem praticamente todo o trabalho de combate aos micróbios e bactérias.
Existem produtos adequados para a limpeza de todas as áreas e equipamentos, pois cada um tem necessidades distintas, certifique-se que estão a ser utilizados corretamente.