A Limpeza Hospitalar é um dos serviços que mais especificidade acarreta. Não só porque se trata de um serviço que implica várias etapas na sua limpeza, adaptadas a cada área de serviço, mas também porque é necessário manter a qualidade das superfícies e prevenir a sua deterioração, proporcionando conforto aos profissionais e utentes das instituições de saúde.

Por isso, hoje mais do que nunca, queremos destacar a importância desta área da limpeza comercial e mostrar-lhe como é importante garantir que esse serviço é efetivamente bem feito.

Com a crise de saúde pública que o mundo atravessa, convém referir que a Limpeza Hospitalar apresenta um importante papel na prevenção e controlo do novo Coronavírus. Assim, é imprescindível o aperfeiçoamento de técnicas eficazes, de forma a promover a limpeza e desinfeção das superfícies.

Fique desse lado e descubra as 5 regras a ter com conta na Limpeza Hospitalar!

  1. Profissionais de limpeza capacitados

Garantir que a equipa de limpeza comercial responsável pela limpeza da sua unidade hospitalar segue medidas seguras e preventivas, limpando, desinfetando e esterilizando sempre que necessário todas as superfícies é o primeiro ponto a ser focado.

Nesse sentido, é também importante diferenciar os termos limpeza, desinfecção e a esterilização.

Limpeza consiste em localizar e remover toda a sujidade e material orgânico de forma adequada das superfícies  inanimadas do ambiente hospitalar, sendo que é o mais eficiente meio de redução da carga microbiana.

Por outro lado, a desinfecção é um processo usado para reduzir o número de microorganismos e a esterilização é usada para destruir completamente todos os microorganismos nas superfície.

É importante que os profissionais de limpeza comercial tenham conhecimento e o mesmo entendimento nas ações realizadas no processo de limpeza em ambiente hospitalar. Ou seja, o quê que cada ação implica e quando é que a mesma deve ser aplicada.

2. Metodologia de limpeza 

No seguimento do ponto anterior, convém referir que a metodologia de limpeza comercial e os produtos empregues na mesma não são sempre os mesmos. Vão variar tendo em conta a área da unidade hospitalar e se estas são, ou não áreas de risco. Assim, é importante que a limpeza do chão seja feita pelo método do duplo balde, que consiste na utilização de um balde com água quente e detergente e um balde só com água quente para ir enxaguando a esfregona.

Também aqui, a mudança dos baldes deve ser feita sempre que necessário. Por exemplo, de um quarto ou enfermaria para outra. E importa salientar que deve utilizar-se sempre água quente na limpeza das superfícies.

3. Do mais limpo para o mais sujo

A terceira regra diz respeito ao sentido que a limpeza hospitalar deve seguir. Independentemente de ser diária ou programada, esta deve ser feita sempre no sentido das zonas mais limpas para as mais sujas, sendo que deve começar-se pelas zonas mais altas e terminar com a limpeza do chão.

E aqui importa salientar que é de extrema importância a utilização de luvas de borracha para a execução da limpeza, já que este tipo de luvas constituem uma barreira de defesa eficaz nos contactos prolongados com os líquidos e com os desinfetantes.

4. Materiais diferenciados 

A limpeza hospitalar deve obedecer a outra regra: a utilização de materiais diferenciados. Ou seja, os materiais utilizados neste tipo de limpeza comercial devem ser exclusivos para cada área. Panos, baldes, rodos, usados nas casas de banho não podem, por exemplo, ser utilizados nas enfermarias nem nas copas e refeitórios.

Além disso, os panos devem obedecer a um código de cores que os diferencie por áreas. E porquê? Para evitar a redistribuição cruzada de microrganismos nas superfícies de uma área para outra.

5. Produtos de limpeza

Por último, gostaríamos de salientar que os produtos de limpeza a utilizar na limpeza hospitalar devem cumprir alguns requisitos:

  • Trazer indicações precisas de diluição
  • Ser biodegradáveis
  • Devem estar devidamente rotulados
  • Não ter cheiro irritante
  • Não devem ser corrosivos

Como viu, são várias as regras que regulam a limpeza hospitalar. E nem sempre é fácil encontrar uma empresa terceirizada capaz de cumprir com todos estes critérios.

Porém, a Branquia possui capacidade para responder aos elevados níveis de exigência e padrões rigorosos de limpeza e desinfeção que as instalações médicas precisam de respeitar. O seu serviço de limpeza hospitalar obedece aos mais elevados padrões de qualidade exigidos em qualquer área ou instalação médica.

Por isso, se quer criar um ambiente mais limpo e saudável para os seus utentes, contacte hoje mesmo os serviços de limpeza hospitais e clínicas da Branquia!

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