Cada empresa é responsável por trabalhar o ambiente do seu escritório. Efetivamente, a maioria das vezes o ambiente de escritório é definido pela a cultura da empresa.

Se por outro lado, a cultura da sua empresa não se está a refletir no ambiente do seu escritório, damos-lhe algumas ideias para poder modificar a situação e inovar.

 

  1. “Hot Desking”

Com o corrupio e agitação do dia-a-dia, muitos dos seus funcionários acabam por não estar diariamente no escritório. O próprio desenvolvimento das tecnologias sem fios permite que a deslocação dos colaboradores, que deixam de estar presos a uma única secretária.

Se por um lado é necessário garantir lugares para os colaboradores, por outro lado tal não implica que os mesmos tenham a necessidade de ter lugar atribuído. O “Hot Desking” significa exatamente isso, ninguém no escritório tem uma mesa ou cadeira atribuída.

  1. Mesas móveis

Esta tendência vem ajudar a complementar a primeira. A introdução de mesas móveis que se reconfiguram dá uma maior flexibilidade ao seu escritório.  A ideia é que os seus colaboradores possam trabalhar individualmente ou em equipa sem a necessidade de alugar ou ocupar uma sala de reuniões.

  1. Salas temáticas

A cultura da empresa é fundamental para produtividade e felicidade dos seus colaboradores. Já falamos dos 3 passos para melhorar o ambiente no escritório, pode incluir também este ponto à sua lista. Disponibilize aos seus colaboradores um local onde possam aliviar a pressão do dia-a-dia ou conviver uns com os outros. Uma boa forma é construir uma sala temática. Muitas empresas optam por ter nos seus escritórios espaços com instrumentos musicais, jogos de tabuleiro ou videojogos, entre outros.

  1. Animais

Este é um ponto que gera muita polémica e alguma discórdia entre as empresas e até mesmo entre os colaboradores.  No mundo contemporâneo, é cada vez mais evidente o lugar que os animais de estimação ocupam na vida das pessoas. Para muitos ter a oportunidade de trazer o seu animal de estimação para o escritório significa o mesmo que trazer os filhos. Por outro lado, não existe nenhum estudo que relacione a presença dos animais no escritório com a produtividade ou que comprove que o primeiro pode incrementar o segundo. Por vezes este tema leva a queixas de outros colaboradores. A nossa proposta é que em vez de permitir que os seus colaboradores possam levar os seus animais diariamente para o escritório, crie um dia do mês em que tal seja permitido. Certifique-se que a sua empresa tem as condições necessárias para que tal aconteça.

  1. Natureza

Se o edifício onde o seu escritório está situado permitir, invista em espaços verdes. Traga o espírito da natureza para o seu escritório. Estudos revelam que as plantas e a vegetação podem aumentar até 15% a produtividade dos funcionários. Se não tiver a possibilidade de criar um jardim exterior, invista num jardim de inverno, crie a sua própria atmosfera natural

FacebookLinkedIn

NEWSLETTER BRANQUIA

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, curiosidades, eventos, e muito muito mais.

Insira aqui o seu e-mail *