As medidas adotadas pelo Governo para diminuir a taxa de contágio do coronavírus forçaram maioria das empresas a fechar temporariamente os seus escritórios.

De forma a que os seus funcionários continuassem a desenvolver o seu trabalho com segurança e com a máxima normalidade possível através do teletrabalho.

O que leva a uma liderança à distância. É hora de liderar num ambiente no qual as reuniões presenciais são substituídas por reuniões em videoconferência.

E dai surgir a questão: sabemos, de facto, como liderar equipas em teletrabalho? Como liderá-las remotamente e em situação de crise?

Hoje mostramos-lhe 5 dicas importantíssimas a ter em conta. Tome nota:

  1. Comunicação

O líder deverá comunicar com regularidade com a sua equipa, uma vez que a comunicação informal, normal quando as pessoas partilham um mesmo espaço físico, deixa de acontecer. Nesse sentido, o líder terá de criar rotinas de comunicação novas, por forma a garantir a permanente informação e coesão do grupo.

Importa também que essa comunicação seja verdadeira e autêntica. O líder deve resistir à tentação de apenas comunicar as boas notícias, ou só apenas “dar sinal de vida” quando já tem soluções para os problemas. As pessoas precisam de estar informadas sobre tudo, sejam boas ou más notícias, bem como sobre aquilo que ainda não se sabe nem se pode antever. Só perante todos os dados dos problemas (incluindo a falta de dados) podem as pessoas avaliar e equacionar soluções adequadas à realidade.

  1. Dar prioridade às soft skills

Em alguns casos, alguns colaboradores podem precisar de acesso constante à chefia direta. A questão é que, à distância, esta parte é mais difícil de cumprir. Assim, nos processos de recrutamento, é importante que tente procurar profissionais minimamente independentes.

“Tente e encontre profissionais que sejam auto-motivados, responsáveis, independentes e bons comunicadores. Deve concentrar-se tanto na personalidade certa no processo de recrutamento, quanto nas competências e experiências”. Na medida em que “as competências podem ser ensinadas, enquanto a personalidade ou as “soft skills” não.” É também importante não esquecer a questão da confiança, tendo em mente que confia nos trabalhadores para gerirem o seu tempo da melhor forma.

  1. Reportes Semanais

Quando uma equipa atua à distância não quer dizer que não tenha que comunicar as suas tarefas. Pelo contrário, é interessante que o líder se reúna todas as semanas com a equipa para saber o desenvolvimento das coisas.

Estar ciente do que foi feito, o que está a ser e o que ainda falta fazer ajuda a empresa a manter-se no caminho do crescimento.

 

  1. Orientação para a solução

É importante que haja espaço para as pessoas se queixarem e lamentarem da situação atual e de tudo aquilo que as priva. Contudo, quanto mais rapidamente o líder focar a atenção de todos na procura de soluções, mais rapidamente conseguirá extrair o máximo potencial da sua equipa.

Até porque, as soluções não são algo que o líder tenha que descobrir sozinho. Tem ali à sua disposição toda uma equipa que, se tiver acesso a todos os dados do problema (os conhecidos e as incógnitas) poderá, em conjunto, encontrar soluções bastante criativas para cada um dos desafios em presença.

Pensar em soluções é francamente mais motivador, mobilizador e construtivo de que esgotar todas as energias a “chorar” a realidade presente.

  1. Ferramentas de comunicação

Tire partido de ferramentas de comunicação e gestão de equipas gratuitas, e disponíveis online, tais como o Zoom, Slack, o Skype, Yammer, Sqwiggle, Microsoft Teams ou o Google Hangouts: ajudam e facilitam a partilha de informação com os trabalhadores.

“Dar aos talentos as ferramentas certas, dando-lhes a tecnologia certa e formação para serem ainda mais eficazes nos seus trabalhos, é fundamental se quiser garantir a produtividade”.

Além disso, é de vital importância que a realização e participação neste tipo de reuniões e conversas diárias sejam respeitadas; caso contrário, as pessoas poderão sentir-se perdidas no desempenho das suas funções. Os líderes devem dedicar o tempo necessário para gerir e orientar os diferentes membros da equipa, além de garantir a sua máxima produtividade.

 

 

FacebookLinkedIn

NEWSLETTER BRANQUIA

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, curiosidades, eventos, e muito muito mais.

Insira aqui o seu e-mail *