Como gestor e líder que é, com certeza já se deparou com alguma situação conflituosa no trabalho. É normal que isso aconteça mais dia menos dia.
Os conflitos no local de trabalho é algo praticamente inevitável e pode ocorrer de várias formas: entre dois funcionários, entre equipas inteiras ou entre supervisores e os membros da equipa que eles gerem.
Esperar que o conflito se resolva sozinho não é a maneira mais eficaz de lidar com ele. Na verdade, o conflito tende a aumentar se não for tratado de maneira adequada.
Conflitos não resolvidos frequentemente resultam em perda de produtividade e criatividade e criação de barreiras à cooperação e à colaboração entre os funcionários.
Uma boa capacidade de resolução de conflitos no trabalho em equipa equivale a uma boa retenção de funcionários. Líderes que não sabem lidar com conflitos acabam por ver os seus melhores funcionários a ir embora em busca de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro.
Mas, afinal, como lidar com conflitos na empresa? Para responder a essa pergunta, separamos 3 dicas que o vão ajudar a solucionar atritos e a criar um local de trabalho mais harmonioso.
Se um problema pequeno não for resolvido em tempo hábil, pode virar uma bola de neve e tornar-se um grande desentendimento. Por isso, o primeiro passo é investigar quais são as causas dos problemas que surgem na empresa.
Disponha-se a analisar a postura de cada colaborador, a forma como trabalha, a maneira com que trata as outras pessoas e a ocorrência de eventuais erros.
Seja cauteloso: o conflito pode estar bem localizado, mas também é capaz de ultrapassar os limites da organização quando o funcionário tem contacto com fornecedores ou clientes externos.
Procure conversar com os interlocutores do indivíduo que você reconheceu como parte do problema. Em seguida, procure todas as informações possíveis. Interprete os factos de forma assertiva, é preciso colocar-se no lugar de cada pessoa envolvida.
A gestão deve começar muito antes de um conflito realmente acontecer, ou seja, é preciso agir com antecedência. Esperar que uma situação de confronto aconteça não é a melhor saída. Invista na melhoria da comunicação dentro da sua empresa.
Além de criar um clima de transparência e credibilidade, a comunicação também evita que rumores e conversas paralelas surjam, mantendo a equipa mais alinhada. Uma boa solução é implementar canais que facilitem o diálogo, como aplicativos e redes sociais corporativas.
Há divergências que podem até aumentar a produtividade e a criatividade de uma equipa. Nesse sentido, o ideal é analisar esse que tipo de conflito existe e como é que ele pode permitir que o grupo evolua.
Evidentemente, isso deve ser monitorizado para que se mantenha no campo da competição saudável e da busca de novas soluções inovadoras, principalmente em tempos de crise, o que sempre pode gerar diversidade de opiniões.
Se as coisas não correrem bem, o líder deve intervir. E lembre-se, procure soluções, não culpados. Uma das falhas mais comuns é a busca de culpados por algum erro ou desempenho geral abaixo do esperado.
Antes de apontar o dedo a alguém, o correto é descobrir uma solução para o problema, seja por meio de formações, conversas pessoais, coaching, aquisição de novos softwares, mudança no planeamento e tantas outras medidas às quais o gestor da equipe deve estar sempre atento.